BLOG /

Por que tenho que saber Excel para Conseguir um Emprego?

O Microsoft Excel é um aplicativo de planilhas usado para armazenar, organizar e analisar dados. Foi lançado em 1985 e cresceu para se tornar indiscutivelmente o software mais importante em locais de trabalho em todo o mundo. Nos negócios, qualquer função em qualquer setor pode se beneficiar daqueles com forte conhecimento em Excel.

O Excel é uma ferramenta poderosa que se tornou arraigada nos processos de negócios em todo o mundo, seja para analisar ações, orçar ou organizar listas de vendas de clientes, criar uma planilha de orçamento, análise, previsão e detecção de tendências, relatórios e mais uma centenas de outras possibilidades. Entre os setores que mais utilizam o Excel hoje estão os de:

 

 

 

 

Finanças e Contabilidade

Serviços financeiros e contabilidade financeira são as áreas de finanças que mais dependem e se beneficiam de planilhas do Excel. Na década de 1970 e início da década de 1980, os analistas financeiros passavam semanas executando fórmulas avançadas manualmente ou (a partir de 1983) em programas como o Lotus 1-2-3. Agora, você pode executar modelagem complexa de qualquer estrutura Contábil em minutos com o Excel.

Percorra o departamento financeiro ou contábil de qualquer grande escritório corporativo e você verá Monitores de computador cheios de planilhas de Excel processando números, descrevendo resultados financeiros e criando orçamentos, previsões e planos usados para tomar grandes decisões de negócios.

A maioria dos usuários sabe que o Excel pode adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, mas pode fazer muito mais com funções SE avançadas quando acopladas a PROCV, INDICE/CORRESP e Tabelas Dinâmicas.

 

Marketing e Gestão de Produtos

Enquanto os profissionais de marketing e produtos olham para suas equipes financeiras para fazer o trabalho pesado para análise financeira, o uso de planilhas para listar clientes e metas de vendas pode ajudá-lo a gerenciar sua força de vendas e planejar estratégias de marketing futuras com base em resultados passados.

Usando uma tabela dinâmica, os usuários podem resumir de forma rápida e fácil os dados de clientes e vendas por categoria com um rápido arrastar e soltar.

 

Planejamento de Recursos Humanos

Embora sistemas de banco de dados como Oracle (ORCL), SAP (SAP) entre vários outros possam ser usados para gerenciar informações de folha de pagamento e funcionários, exportar esses dados para o Excel permite que os usuários descubram tendências, resumam despesas e horas por período de pagamento, mês ou ano e entenda melhor como sua força de trabalho está distribuída por função ou nível de pagamento.

Os profissionais de RH podem usar o Excel para pegar uma planilha gigante cheia de dados de funcionários e entender exatamente de onde vêm os custos e como melhor planejá-los e controlá-los para o futuro.

O Excel estará presente para sempre em nossas vidas e as empresas continuarão a usar o Excel como uma ferramenta primária para diversas funções e aplicativos, desde projetos de TI até piqueniques de empresa.

O conhecimento prático do Excel é vital para a maioria dos profissionais de escritório hoje, e habilidades mais fortes do Excel podem abrir as portas para oportunidades de promoção e liderança. O Excel é uma ferramenta poderosa, mas não pode funcionar sozinho. É preciso um usuário com conhecimentos adequados para tirar proveito de tudo o que o Excel tem a oferecer para fornecer os melhores resultados para uma empresa.

 

Logística e Transporte

A maioria das empresas depende fortemente de fornecedores para manter seus negócios funcionando sem problemas. Isso torna o gerenciamento de Logística uma função crítica de negócios, uma em que o Excel prospera.

Usar o Excel para gerenciamento de Logística é ideal porque permite manter dados listados e que podem ser usados como um banco de dados tanto para uso dentro do próprio Excel quanto para acesso por uma outra aplicação. Além disso, o Excel tem um sistema de filtragem muito avançado que permite que diferentes dados sejam selecionados a partir de uma ampla gama de dados tabulares.

 

Conclusão

Os setores acima citados estão entre os que mais utilizam o Excel, mas vale salientar que o Excel é utilizado tanto para criar planilhas simples, para controle de gastos e contabilidade pessoais quanto pra gerenciamento de grandes corporações em qualquer setor existente no planeta.

Alguns dizem ter receio de usar o Excel devido a dificuldades ou aversão a cálculos e a matemática em si, mas posso dizer seguramente que o Excel é feito pra facilitar a vida de todo mundo, principalmente daqueles que não gostam ou não querem fazer cálculos complexos, porque o Excel faz quase tudo por você.

No mercado de trabalho brasileiro, onde a busca por profissionais que sabem o básico em Excel é enorme, hoje, ter o conhecimento dessa ferramenta pode ser comparado ao de saber ler e escrever, o Excel passa a ser uma habilidade de primeira necessidade no mercado de trabalho, além de que, sabendo Excel, de quebra, você consegue criar Planilhas em várias outras ferramentas de planilhas eletrônicas como o Calc, Google Planilhas e diversos outros softwares de planilhas que usam a mesma base do Excel para criação de qualquer projeto.

Não perca tempo e esteja preparado para o Mercado de Trabalho, para te ajudar, desenvolvi um Curso de Excel utilizando uma das metodologias mais fáceis e rápidas de se aprender Excel, a Metodologia Excel Ágil, com Vídeos Aulas e Atividades práticas que vão deixar você preparado para entrar no mercado de trabalho e ficando a frente de uma gama enorme de profissionais que não sabem Excel, e isso tudo de forma rápida e fácil de se aprender, clique no link logo abaixo e conheça nossa metodologia.

Metodologia Excel Agil – Facil de Estudar, Entender e Aprender